sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PAP Toalha Trançada

Oláááá!!
Bom, a pedido da querida Dorinha do Passatempos da Dorinha (Visitem depois meninas!!), montei um PAP desse trançado em fita postado aqui.
Tentei explicar ao máximo, mas qualquer dúvida me mandem e vejo se posso ajudar!! ^^
Resolvi aplicar a técnica em um pano de prato básico.

PAP - TOALHA TRANÇADA

Vamos ao materiais:
- Pano de prato com etamine aplicado
- Fita 01
- Linha Perlé Anchor
- Tesoura
- Agulha grossa (Que dê para passar a fita e depois a linha)
- Desmancha pontos

Etapa 1- A parte mais trabalhosa nesta técnica na minha opinião é desmanchar a trama do etamine. Para isso medi quantos quadradinhos eu iria precisar desmanchar para aplicar a fita no tecido. Neste caso marquei 4 linhas do etamine. Vamos desmanchar as linha horizontais, precisaremos das verticais para o bordado.


Etapa 2- Com o desmancha pontos, cortei a primeira linha horizontal rente à costura do pano de prato, basta fazer uma leve pressão na base do cortador.


Etapa 3- Com a parte sem a lâmina do desmancha pontos, é só ir puxando a linha horizontal e desprendendo-a das linhas verticais. Dependendo do tecido eu recomendo ir cortando o excesso conforme a linha vai soltando para facilitar puxar. Geralmente tecidos mais maleáveis como toalhas são mais fáceis, às vezes dá para puxar a linha horizontal de uma só vez!


Etapa 4- Para fazer este trabalho, desmanchei 4 linhas horizontais, pulei 15 linhas e desmanchei mais 4 linhas horizontais. Isso você pode fazer ao seu gosto dependendo da área em que se quer trabalhar.
Ficamos então como na foto abaixo. Para facilitar os próximos passos, vamos chamar a primeira parte desfiada de Passante 1 e a segunda de Passante 2.


Etapa 5 - Meça pouco mais de 1 vez o comprimento do trabalho em fita. Coloque a fita na agulha e insira debaixo para cima rente à costura do pano. Agora vamos passar a agulha 2 bloquinhos verticais por cima e 2 bloquinhos verticais por baixo. Vá puxando a fita até quase ao limite a cada passada de agulha.


Etapa 6 - Finalize sempre com a fita terminando por baixo do tecido.


Etapa 7 - Repita o processo no Passante 2 e teremos o resultado abaixo.


Etapa 8 - Vamos começar a trabalhar com a Perlé agora. A medida da linha depende do tamanho do trabalho e do tamanho do quadrilé do etamine. É bom sempre procurar separar a medida suficiente, pois esse tipo de bordado não fica muito bom com remendos. Gosto sempre de medir a mais e depois com o que sobra invento alguma outra coisa. Neste caso separei 7 vezes a medida do trabalho de linha. Vamos passar a linha na agulha e inserir antes do primeiro bloquinho vertical do Passante 2.


Etapa 9 - Vamos subir para os dois primeiros bloquinhos do Passante 1.

Etapa 10 - Vamos pular 2 bloquinho do Passante 2 e passar a agulha nos próximo 2 bloquinho verticais.

Etapa 11 - Vamos passar a agulha nos próximos 2 bloquinhos do Passante 1. A cada passada de agulha, sempre puxe a linha até o limite.


Etapa 13 - Descemos para os 2 próximos bloquinhos do Passante 2.


Etapa 14 - Vamos passando a linha então em 2 bloquinhos do Passante 1 e 2 bloquinhos do Passante 2 consecutivamente até o final do trabalho. Tente deixar a linha bem justa nas tramas para definir melhor o desenho final, cuidado para não puxar demais também e enrugar o trabalho. Teremos o resultado abaixo então.


Etapa 15 - Vamos agora medir mais 7 vezes o comprimento do trabalho em linha Perlé e reiniciar a segunda carreira antes do primeiro bloquinho do Passante 2.


Etapa 16 - Vamos pular 1 bloquinho vertical e passar a agulha no segundo e no terceiro bloquinhos.


Etapa 17 - Agora vamos passar a agulha no 3 e 2 bloquinhos do Passante 1. E depois o 4 e o 3 bloquinho do Passante 2.

Etapa 18 -  Continue pegando os bloquinhos intercalados até o final do trabalho. Sempre finalize com a linha passando para baixo do tecido.


Etapa 19 - Para arrematar, eu não tirei fotos porque eu ainda não fiz. Mas o procedimento seria abrir a costura na lateral do tecido (aquela que dá o acabamento), prender as fitas e linhas por baixo do acabamento e recosturar. E voilá...temos o trançado finalizado abaixo.


Etapa 20 - Para dar um charmesinho, eu usei as sobras de linhas para fazer um vagonite básico e destacar o meu paninho de prato!






É isso aí meninas!! Espero que tenham gostado e que façam esse lindo trançado para enfeitar a casa de vocês ou presentear alguém querido!!


Beijokinhaaas!!!

Whitesnake - Is This Love



2 comentários:

Isadora disse...

UAU! Que fácil!!! E o efeito é tão bonito! obrigada pelo PAP!!!

Déborah Belmiro disse...

Oi Luciene!
Obrigada pelo recadinho no blog!!

Lindo seu trabalho! Bem explicadinho!

Beijos... um bom final de semana!
cantinhodadeborah.blogspot.com